top of page

Breve história do Coro

É um coro de câmara fundado em Fevereiro de 2002, vocacionado para a interpretação de Música Antiga.

Este grupo tem trabalhado segundo critérios de rigor e qualidade musical, especializando-se na interpretação de obras compostas na Europa dos séculos XV a XVIII. Capella Antiqua pretende igualmente recuperar o espólio musical português e ibérico, nomeadamente a música sacra, que tanto tempo esteve longe dos locais da sua execução.

A estreia do grupo em concerto, a 10 de Junho de 2002, deu início a uma já longa série de apresentações, um pouco por todo o país.

Destaca-se igualmente a participação no concerto inaugural do órgão positivo do Museu de Aveiro em Maio de 2003, no Festival Internacional de Música V. N. de Gaia 2003 em Maio de 2007 e no Festival de Coros de Câmara do Algarve, bem como a colaboração com os organistas Rosa Amorim, António Esteireiro e Paulo Bernardino.

É director desde a sua formação António Mário Costa.

António Mário Pinto da Costa - Maestro

 

Natural do Porto, António Mário Costa iniciou os seus estudos musicais no Curso de Música Litúrgica da Diocese do Porto e no Conservatório de Música do Porto. Teve como primeiro professor de Órgão o Pe. Dr. Ferreira dos Santos. De 1989 a 1994 frequentou a Academia Superior de Música Sacra de Regensburg (órgão com Franz Josef Stoiber e Direcção de Coro com Roland Büchner). Concluiu em Julho de 1993, o Curso Superior de Música Sacra e, em Julho de 1994, a licenciatura pedagógica em órgão, na Escola Superior de Música de Munique. Tem realizado inúmeros concertos como organista, quer a solo, quer realizando baixo contínuo, em várias localidades de Portugal, e também intensa actividade como director de coro, tendo dirigido inúmeros concertos em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha. Foi professor de órgão nos três Cursos Nacionais de Música Sacra (1991-1998, e 2003-2006), em Fátima, sendo professor de Harmonia e de Direcção Coral no IV Curso. Desde Setembro de 1994, é professor de Órgão no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian. Em Outubro de 1995 foi nomeado Organista Titular da Sé Catedral do Porto e é também, desde Outubro de 2003, o responsável pelo Coro do Seminário Maior do Porto. É também o Director do Coro de Câmara “Capella Antiqua” e do Coro de Santa Joana – Aveiro. Com o Coro de Santa Joana venceu o Concurso Internacional de Coros de La Felguera – Oviedo e tem apresentado várias obras corais-sinfónicas, em colaboração com a Orquestra Filarmonia das Beiras. É, também, professor de Canto Gregoriano na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

bottom of page